OLHO DE HÓRUS

De todos os fascinantes locais que sempre me inspiraram e me fizeram retornar no tempo, o Egito tem um lugar especial em minha vida, ou posso dizer minhas vidas … Vou falar hoje sobre um dos seus mais conhecidos símbolos de poder e proteção o OLHO DE HÓRUS.

olho de horus 7

OLHO DE HÓRUS

Os Egípcios utilizavam vários amuletos protetores, tanto em vida quanto em suas múmias. Entre os mais antigos encontra-se o OLHO UEDJAT, que já aparece no Antigo Império (2575 a 2134 a.C.), sendo um dos mais comuns em todos os períodos de seu história. Eram usados como representação de força, vigor, segurança saúde.

Conta a Mitologia Egípcia que ele simbolizava o olho direito do falcão, isto é de HÓRUS, o qual foi perdido durante a luta desse deus com seu tio SETH, que o partiu em 64 pedaços. Entretanto, conta a lenda, esse olho foi restaurado por THOTH. HÓRUS era o deus Egípcio do Sol nascente e era representado pelo falcão, era a personificação da luz e tinha como inimigo SETH, deus da desordem e da violência.

olho de horus 6

No amuleto olho era desenhado com traços bem marcados e apresentava uma protuberância que reproduzia a lágrima que normalmente brilha na face do falcão. Podia se feito de ouro, prata, granito, hematita, hematita, cornalina, lápis-lazúli, porcelana, madeira, etc.. O Livro dos Mortos, em seu capítulo CXL, determina que tais amuletos sejam feitos de lápis-lazúli ou ametista.

olho de horus 1

Há dois tipos de UEDJATS, um que olha para a esquerda e outro que olha para a direita, juntos representavam os dois OLHOS DE HÓRUS, sendo um deles branco, o Sol – Rá, e o outro preto, a Lua – OSÍRIS. Para os egípcios de um modo geral este amuleto representava o OLHO UEDJAT e possuía um poder mágico especial, aparecendo por isso, sempre no espólio funerário.

Representa, também os ciclos da Lua, pois HÓRUS perdeu seu olho na Lua Nova e o mesmo foi reconstituído são e inteiro na Lua Cheia. Eis o porque do OLHO DE UEDJAT representar o sinal de plenitude recuperada, de força e vigor, de proteção, de segurança, de integridade física e de boa saúde.

Quando SETH arrancou o olho de HÓRUS e o jogou na orla do mundo, o céu noturno mergulhou em trevas, isso representou a fase da Lua Nova, ou a invisibilidade da Lua. Quando ele foi encontrado pelo deus THOTH, seu protetor, que encontrou seu olho, nas trevas e em pedaços, isso representou a fase do quarto crescente Lunar. Trazendo de volta juntou seus pedaços e formou a Lua cheia, sinal de que tudo voltara ao normal. Ao juntar as partes dispersas do OLHO DE HÓRUS, TOTH restabeleceu a ordem no mundo. Essa explicação foi dada por Rundle Clark, professor de História Antiga da Universidade de Birmingham, que acrescenta:

“A ausência do olho é a estação do medo e da inércia da vida. Um hino do Império Novo fala da Lua cheia como o tempo das danças. Através de tudo isso percebe-se o teor do homem antigo pelo escuro e o alívio quando a Lua de novo brilha no céu noturno, ou o ritmo do calendário, da estação orta, seguida pelo começo de um novo ano, introduzido com carnaval e feriados. E sobre tudo isso preside o olho.” 

olho de horus 2

– OLHO DIREITO DE HÓRUS – representa a informação concreta, simbolizado pelo Sol, e que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro, responsável pela compreensão das letras, palavras e números, sendo mais voltado ao lado masculino do universo.

– OLHO ESQUERDO DE HÓRUS – representa a informação abstrata, simbolizado pela Lua, e é responsável pela intuição, pensamentos e sentimentos, e a capacidade  de enxergar o lado espiritual, voltado para o lado feminino do universo.

ELEMENTOS DO OLHO UEDJAT:

Cada um dos elementos, como a sobrancelha, a pupila, etc., serviam para formar uma fração do sistema numérico dos egípcios, e todos os pedaços reunidos formavam o número inteiro, a unidade recuperada. A magia do amuleto era assegurar a integridade física e a valentia do corpo

O ´simbolo do OLHO UEDJAT pode ser decomposto em pedaços. Cada pate do olho representa uma fração que  somadas resultam 63/64, ou seja, aproximadamente um. Os Egípcios acreditavam que o último pedaço, 1/64 era  mágico e não podia ser visto a olho nu. A junção das partes do OLHO UEDJAT feita pelo seu protetor o deus THOT foi a causa do restabelecimento da ordem no mundo.

olho de horus 5

O  OLHO DE HÓRUS faz parte dos símbolos da Maçonaria e significa que eles estão sempre observados por alguém, por um Ser Superior, pelo Grande Arquiteto do Universo. Colocam um tiângulo para significar a preferência pelo número três. Mas alguns autores divergem dessa opinião, falando que o “OLHO QUE TUDO VÊ” nada tem a ver com o OLHO DE HÓRUS.

olho de horus 9

OLHO DE HÓRUS também seria um dos símbolos usados pelo grupo conhecido como ILUMINATI. A explicação seria que por se tratar de um grupo poderoso e com muita influência e controle, usaria  o símbolo do “OLHO QUE TUDO VÊ”, como um de seus distintivos.

olho de horus 8

Finalizando, sempre falo sobre minhas experiências e, quando finalizei o terceiro nível de REIKI, e busquei o meu Símbolo Iniciático, me transportei para dentro da Pirâmide de Gizé, e visualizei o grande OLHO DE HÓRUS e o meu nome escrito em letras douradas apareceu  na parede da Pirâmide. Meu nome iniciático é THEMIS.

olho de horus 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s