ROSA – CRUZ

Bom início de semana amigos da TRILOGIA INCA, hoje vamos abordar um tema muito antigo e secreto: a ORDEM ROSA – CRUZ, que tem sua origem nos idos de 1407, com o sábio e ocultista Cristian Rosenkreuz, cuja origem e existência é bem discutida.

rosacruz4

ROSA-CRUZ

Pode-se dizer que ROSA-CRUZ é uma Confraria de Iluminados existente na Alemanha a partir do século XVI, e tornada conhecida nos países vizinhos no século XVII, época em que ficou publicamente conhecida através de três manifestos. Sua forma de existir muito fechada é considerada pelos seus seguidores como o “Colégio de Invisíveis”, nos mundos internos tendo grandes adeptos, que prestam auxílio à evolução da humanidade!

rosacruz6

Os manifestos, três textos anônimos que surgiram entre um grupo de protestantes alemães, entre os anos 1606 e 1616, e lançados na Europa, tiveram tanta influência, que o período foi denominado de “Iluminismo ROSA-CRUZ”, são eles: Fama Fraternitatis R.C., Confessio Fraternitatis Rosae Crucis Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz.

Segundo a lenda, a ORDEM ROSA-CRUZ teria sido fundada por Christian Rosenkreuz, peregrino do século XV, mas é discutível devido ao simbolismo e hermetismo dos manifestos. E a existência real  deste peregrino divide alguns seguidores que o consideram como um pseudônimo usado por personagens históricos como Francis Bacon.

rosacruz11

Os manifestos mostravam a necessidade da reforma da sociedade humana, do ponto de vista cultural e religioso, e  como atingir esse objetivo através de uma sociedade secreta que promoveria essa mudança. Os primeiros seguidores eram médicos, alquimistas, boticários, adivinhos, filósofos, artistas que eram acusados na maioria das vezes de charlatanismo e heresia por seus adversários e opositores.

rosacruz5

Então identifica-se ROSA-CRUZ como a Irmandade Mística que pode ter suas raízes no Egito antigo e se  espalhou pelo mundo pregando a busca do conhecimento, a tolerância religiosa e a harmonia entre os homens de bem, eram os guardiães do saber oculto. Também se dizer herdeiros das tradições antigas que remontam à alquimia medieval, ao gnosticismo, ao ocultismo, ao hermetismo no antigo Egito, à cabala e ao neoplatonismo.

rosacruz1

Poucas sociedades precisaram tanto do segredo para sobreviver como a ROSA-CRUZ. Na Idade Média, enquanto a Inquisição jogava na fogueira quem ousasse questionar os Dogmas Católicos, os integrantes da Confraria se reuniam a fim de penetrar nos mistérios religiosos mais profundos. Entrando a fundo nas questões levantadas pelos ocultistas em geral, os ROSA-CRUZ acreditavam ser possível  a busca da sabedoria. Seu lema era que o autoconhecimento era a chave para a “paz do indivíduo” e, a partir dela, o bem-estar da humanidade.

rosacruz13

Uma teoria também do surgimento dessa Irmandade, é a que ela teria se originado no Egito, no ano 46, em Alexandria, quando o sábio gnóstico Ormus e seus seguidores foram convertidos ao Cristianismo.

A teoria dominante é que a Irmandade ROSA-CRUZ teria sido criada pelo Monge Christian Rosenkreuz, nascido na Alemanha em 1378. Aos 16 anos teria viajado para o Oriente Médio onde estudou artes ocultas com Mestres Muçulmanos. Quando voltou para a Alemanha construiu a Spiritus Sanctum (Casa do Espírito Santo), onde celebrava seus ritos secretos.

rosacruz8

Christian Rosenkeuz teria morrido em 1484, aos 106 anos, porém sua tumba só foi descoberta 120 anos depois, o que fez ressurgir as atividades da ROSA-CRUZ, já sob a liderança do Pastor Luterano Johann Andrae, que  publicou os três manifestos acima relacionados. 

Para as Fraternidades modernas, que se dizem herdeiras da ROSA-CRUZ, não importa se Rosenkreuz realmente existiu, e sim o valor simbólico desta história. Suas andanças pelo mundo, agregando elementos de várias tradições, aludem à chamada Religião Universal da Sabedoria, onde ser Cristão iria além de seguir a figura Bíblica de JESUS, mas seria também buscar o conhecimento oculto e Esotérico.

rosacruz9

No século XVII e XVIII, Maçons e ROSACRUCIANOS trocaram muitas informações comuns, pois buscavam uma sociedade tolerante e livre de Dogmas e o aperfeiçoamento advindo da sabedoria. A estrutura das duas Fraternidades também era similar, mas duas diferenças foram fundamentais para sua distinção: a Ordem ROSA-CRUZ enveredava pelo Cristianismo e por caminhos místicos, enquanto que a Maçonaria se guiava pelo pensamento racional.

rosacruz12

PRINCÍPIOS E OBJETIVOS DA ROSA-CRUZ:

Eles defendem a fraternidade universal entre todos os homens, que ao desenvolverem suas potencialidades se tornam melhores, saudáveis e felizes. Seu objetivo primordial é a busca do autoconhecimento e assim conseguir a manifestação da real natureza Espiritual, o que contribuiria fundamentalmente para a evolução de toda a raça humana.

Tudo começaria com uma mudança pessoal de hábitos, pensamentos, atitudes e sentimentos, só assim seria possível arrancar o véu da ignorância que cobre os olhos dos homens. A paz que seria alcançada por essas pessoas, de amplitude Espiritual, irradiaria a todos que os circundariam, atingindo proporções imensuráveis de bem estar e reflexo positivo. O processo, segundo os ROSACRUZES é de dentro para fora, e é regido pela trindade: sentir, pensar e agir.

rosacruz10

O emblema da Irmandade ROSA-CRUZ é sempre como uma cruz envolvida por uma coroa de rosas, ou com uma rosa ao centro, pois a Rosa representa a Espiritualidade, enquanto a Cruz representa a Matéria. 

rosacruz14

Existem muitas Irmandades ROSA-CRUZ, mas vamos citar apenas duas entre tantas, que podem ser facilmente encontradas ou reconhecidas.

– FRATERNIDADE ROSACRUZ – foi fundada entre 1909 e 1811, nos Estados Unidos por Max Heindel e não reivindica o título de ORDEM ROSA-CRUZ, considerando-se apenas uma escola de exposição de suas doutrinas e de preparação do indivíduo para ingresso em caminhos mais profundos na Ordem Espiritual. Defendem que a verdadeira ORDEM ROSA-CRUZ existe apenas nos planos Espirtuais, e se consideram indissociáveis do Cristianismo.

rosacruz3

– ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSAE CRUCIS (AMORC) – com sede mundial em São José, na Califórnia, Estados Unidos, prega ter sido fundada no Antigo Egito e organizada pelo Faraó Amenófis IV, conhecido como Aquenáton, por volta de 1500 a.C. Mas o que realmente se confirma é sua criação em 1915, por Harvey Spencer Lewis, nos Estados Unidos. Seu site diz expressamente o seguinte: “A ORDEM ROSACRUZ, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e Cultura ROSACRUZ.” ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSAE CRUCIS é hoje a maior Confraria ROSA-CRUZ do mundo, abrangendo dezenas de países, em diversos idiomas. A sede para o idioma português no Brasil, encontra-se na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.

rosacruz15

Esta breve explicação sobre a Irmandade ROSA-CRUZ foi alcançada aos amigos da TRILOGIA INCA com base em vários livros e textos, como também na Wikipédia, a enciclopédia livre.

rosacruz2rosacruz7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s