Hoje amigos da TRILOGIA INCA vamos dar sequência ao assunto de ontem sobre os Sagrados Rituais Xamânicos. Vamos falar sobre o Cacto do Jaguar = SAN PEDRO.
WACHUMA – SAN PEDRO
Também conhecido como o Cacto do Jaguar, o nome quéchua do cacto Trichocereus Panachoi é WACHUMA. O nome SAN PEDRO foi dado ao cacto porque dá ao iniciado a “chave” para entrar no Céu. Sua altura pode chegar a mais de dois metros e tem a mescalina (Peiote) como princípio ativo.
O SAN PEDRO tem sido utilizado há muitos séculos pelos índios do Peru e do Equador. É altamente utilizado por Curandeiros e Xamãs e possui um simbolismo especial no Curandeirismo Andino, já que o cacto sempre está em harmonia com os poderes da natureza, das montanhas, dos rios e cachoeiras, dos animais, dos seres e devas, dos homens e dos seres sobrenaturais, principalmente o Jaguar.
O cacto está relacionado diretamente às Divindades Andinas principais, ao Deus Wiracocha, Pachakamaq, Pachamama, ao Condor, ao Puma e à Serpente – TRILOGIA INCA.
O uso atual do SAN PEDRO está concentrado nas regiões costeiras do Peru e nos Andes Peruanos e Bolivianos, tendo recebido forte influência Cristã. É aplicado para curar enfermidades do corpo e da mente.
Sua origem é muito antiga, pois é uma das plantas mais antigas da América do Sul e sua prova mais antiga remonta à 1200 a.C. É uma imagem de uma mulher Xamã, com cara de coruja, segurando um CACTO SAN PEDRO.
Com a chegada dos Espanhóis ao Peru, se tem notícias de textos eclesiásticos que relatavam situações em que os Xamãs tomando uma bebida chamada WACHUMA, perdiam o juízo e tinham visões nas quais aparecia somente o “diabo”.
Os Xamãs identificam 4 tipos de cactos à partir de suas costelas, sendo os mais raros e mais potentes aqueles que possuem 4 costelas. Possuem poderes sobrenaturais especiais, e as quatro costelas representam os quatro ventos, os quatro caminhos.
USO MEDICINAL DO SAN PEDRO = auxilia no tratamento do vírus HIV; câncer do tipo terminal; adicção como alcoolismo, tabagismo e uso de drogas como maconha, cocaína e heroína; enfermidades mentais como epilepsia e esquizofrenia, entre outras tantas.
USO RITUAL DO SAN PEDRO = nos Rituais Xamânicos cada pessoa consome rodelas estreladas do cacto, mastigando-as e comendo-as. Pode também ser bebida em um preparo fervido à base de água. Quanto mais velho o cacto, mas Mescalina ele possui.
EFEITO DO SAN PEDRO = da mesma forma que o Peyote, ele contém Mescalina. Seu efeito pode tardar até 1 hora para começar, mas ao ocorrer traz uma elevação e a cor verde toma conta das imagens que se formam na Tela Mental do indivíduo. A sensação é de suavidade e integração com a Mãe-Terra e o Grande Espírito. Pode ocorrer desdobramento para outras dimensões interiores e exteriores. Muitas pessoas adentram regiões internas da Mãe-Terra, outras iniciam viagem a parte do Cosmos, passando a se comunicar com o Espírito do Cacto, com Devas, Divindades e Mestres Ascensionados.
Pode ocorrer alterações de temperaturas, calor e frio, e podem ocorrer também contatos com Extra-Terrestres. O iniciante no SAN PEDRO pode sentir náuseas, enjoos e vômitos de limpeza energética, que ocorrem nos primeiros Rituais.
O efeito do SAN PEDRO – WACHUMA, pode durar aproximadamente de 6 a 12 horas, variando de indivíduo para indivíduo.
Bem amigos da TRILOGIA INCA, como de costume ao finalizar um post eu imprimo minhas experiências. Neste caso eu também conversei com o Curandeiro RUBEN ORELLANA sobre este Ritual, que é mais brando que a SAGRADA AYAHUASCA, e possibilita o encontro dos ANIMAIS SAGRADOS com a pessoa interessada em fazer essa conexão, no caso eu.
Em minha próxima viagem ao Peru, espero que seja no início de setembro, com o grupo que está sendo formado, eu vou fazer com a ajuda de DEUS este Ritual do SAN PEDRO, para conhecer e começar a reverenciar os meus ANIMAS DE PODER, sobre os quais já postei.
Espero vocês em Cusco e Machu Picchu!