Bom dia amigos da TRILOGIA INCA! Estivemos ausentes esta semana motivados pela participação na ABAV – FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO, realizada em São Paulo/SP, que reúne países de todo o Mundo, com seus destinos e ofertas de viagens. Vamos falar mais um pouquinho sobr nosso destino PERU!
PERU – CONTRASTES E MISTÉRIOS
Uma única viagem não é suficiente para descobrir tods as maravihas que o PERU oferece, portanto é necessário que se comece de alguma maneira, e a TRILOGIA INCA buscou apresentar aos seus passageiros o que de mais fascinante existe nesta terra tão cheia de CONTRASTES e MISTÉRIOS.
Mas para ajudar voce, amigo e passageiro, a ir além na curiosidade de descobrir o fascínio desta TERRA DOS INCAS, nosso site destaca alguns lugares e experiências mágicas que podem ser vivenciadas em nosso roteiro, e além dele.
1.- Há um PERU de CULTURA VIVA, de cor e tradição esperando por vocês! Muitos dos rituais, das festas e das formas de vida atuais, são mantidas desde os tempos Pré-Colombianos. Das roupas até as expressões de arte popular, passando pelo sistema de crenças, formas de trabalho e culinária, o PERU transborda de manifestações que mantém vivo o legado das suas culturas milarares.
Por exemplo, os Cavalinhos de Totora, que são embarcações feitas de junco da planta Totora, e foram usadas na pesca pelos habitantes das culturas Mache e Chimu, sendo hoje em dia um meio de trabalho e de transporte nas praias de Hanchaco (La Libertad), Pimentel e Santa Rosa (Lambyeque). Outra finalidade dessas embarcações atualmente: um tipo de prancha para pescadores e truistas surfarem nas ondas.
As Festas Tradicionais que são celebradas em todo o PERU, como a festa da Virgem del Carmen, em CUSCO, onde a Virgem sai em procissão cercada por dançarinas e personagens mágicos e religiosos, e são de uma riqueza e deslumbramento!
Existe também um Turismo Rural Comunitário, onde se pode encontrar vários recantos que ainda náo foram tocados pela modernidade, mantendo suas tradições ancestrais, como a comunidade de Tecelões da Ilha Taquile, Lago Titicaca (Puno). A TRILOGIA INCA, em seu roteiro vai ter a oportunidade de mostrar aos passageiros algumas localidades como esta, também de Tecelões.
Nos arredores de LIMA, se pode ver a Dança dos Cavalos de Paso Peruano, em fazendas e campos no Vale de Laurin, periferia da Capital do PERU. Esta raça, de atributos únicos no mundo, destaca-se por seu andar característico, como se estivesse dançando. Em abril, o Concurso Nacional de Cavalo de Paso Peruano, reúne os melhores criadores e os seus expoentes na Fazenda de Mamacona.
2.- Há um PERU ATUAL – LIMA: MODERNIDADE E TRADIÇÃO frente ao mar, pois ergue-se na costa do Oceano Pacífico. A cidade possui modernos restaurantes, centros comerciais e de entretenimento, que permitem desfrutar a riqueza do mar durante todo o ano. Ao lado deles, os bairros coloniais e museus históricos são um convite para descobrir o lado tradicional de LIMA, e passar noites cheias de música e diversão, nos bairros boêmios. A TRIOGIA INCA vai brindar com os passageiros em um restarante com música ao vivo,o encerramento da viagem, pois a hopedagem será em um lindo Hotel localizado em Miraflores, elegante bairro beira-mar.
O Surf e outros esportes aquáticos são muito procurados nos mares peruanos, pois os especialistas podem dropar a onda esquerda mais longa do mundo (2km/1,2mi) em Puerto Chicama, Trujilolo (la Libertad). Os amantes do mar ainda podem praticar esportes como a pesca, a motonáutica, o windsurf e o kitesurf, entre outros.
Em LIMA, Cidade dos Museus, a história peruana se reflete nos seus diversos acervos culturais e históricos. As coleções de peças em ouro e prata, tecidos e cerâmicas originárias do PERU Antigo, traduzidos,também nos Cuzquenhos e artesanato ancestral.
LIMA também é um Destino de Compras, pois pode ser encontrado desde o artesanato clássico até as maiores grifes estrangeiras. Mas o principal foco seriam os produtos de lã de baby alpaca, entre outros,valorizados em todo o mundo, e as grandes joalherias de ouro e prata 925. Podem ser citadas as almofadas bordadas de Ayacucho; a cerâmica de Chulucanas (Piura), ou cobertores e tapetes de CUSCO.
Ainda falando na MODERNIDADE, a Canoagem no Rio Urubama (CUSCO), com áreas de corredeiras curtas e pouca diiculdade ténica, são um deleite para o turista mais aventureiro, pois também lá pode encontrar maiores dificuldades e grandes torrentes.
Outro passeio dislumbrante para o turista aventureiro é na Reserva Nacional de Tambopata (Madre de Dios), pois vai navegar pelo rio e ficar em um dos albergues da zona rural,desfrutando da natureza pródiga da região.
Para encerrar a MODERNIDADE, sendo o PERU um pais onde o mistério ancestral e o requinte do conforto caminham juntos, pode o turista fazer o Caminho INCA, ou seja, seguir uma parte dos caminhos traçados pelos INCAS para unir o Império, cercado de um aparato confortável de profissionais que são encarregados de cuidar da segurança e do lazer dos caminhantes. O grupo vai percorrer as Trilhas INCAS, com barracas confortáveis para o pernoite, com refeições balancedas feitas por cozinheiros que exploram a gastronomia local, e poderão terminar a caminhada no ponto culminante: a deslumbrante cidade de MACHU PICCHU!
Bem amigos da TRILOGIA INCA, esta foi uma pequena amostra do que estaremos proporcionando a voces em nossa viagem ao PERU! Vamos continuar falando nas próximas postagens desta terra tão pródiga em contrastes e energia! Vamos conhecê-la?