UMBANDA

Boa tarde amigos da TRILOGIA INCA, voltamos hoje ao principal foco das nossas postagens: o MISTICISMO. 

UMBANDA

A UMBANDA  pode ser entendida como um sistema religioso que se manifesta através das forças da natureza, através de Espíritos e através das vibrações das Almas.

2a11

UMBANDA tem sofrido muitas influências regionais, variando de Terreiro  para Terreiro, pois as diferenças de Cultos, Rituais e de formas de comprensão dos seus fundamentos, demonstra a riqueza desta religião.

2a5

Algumas dificuldades de interpretação são originadas no fato da UMBANDA  possuir como uma de suas raízes a forte inflluência da cultura religiosa Africana que trouxe o culto aos ORIXÁS.

2a7

O grande diferencial, o divisor de águas, é que a UMBANDA tem por objeto fundamental o BEM  e a CARIDADE, sendo esse o foco de seus trabalhadores, que através dessas premissas buscam a evolução Espiritual de todos os indivíduos.

2a9

Algumas regras básicas que fazem parte da organização da UMBANDA podem ser colocadas para o esclarecimento geral.

1.- Na UMBANDA não existe “feituras de cabeça”, “boris”, “raspagens”, “camarinhas”, “roncós”, “corpo fechado”, “ebós”, “orunkô”, “feitura de santo”, “firmo de nação”, etc…

2.- Nos Terreiros de UMBANDA, as sessões têm horários definidos para começar; geralmente o início da noite, tipo 19:00 ou 20:00 horas, e com término por volta das 22:00 horas. Alguns Terreiros possuem sessões durante a tarde. A justificativa desses limites é visando o bem-estar do Médium, sua concentração e o nível energético que não se mantém após 3 horas de incorporação. O trabalho Espiritual, exige uma grande doação de ectoplasma.

2a2

3.- Na UMBANDA não existe sacrifício de animais de espécie alguma, não fazendo parte de seus rituais, abertos ou fechados, o abate dos mesmos.

4.- Com relação às Oferendas aos ORIXÁS, Guias ou Entiades Menores, não há uma imposição para que esses rituais sejam nem onerosos, nem excessivos para os Filhos de Fé, ou seguidores da UMBANDA.

2a6

Os trabalhos de Oferendas devem ser dosados por vários motivos, dentre os quais salienta-se o fato de não gerar comodismo a quem faz a oferta e com isso acreditar que está quites com seu dever Espiritual.  Outro ponto a salietar é o fato de que as Entidades podem ficar acostumadas com o acúmulo de Oferendas e, com isso, gerar uma espécie de ciclo vicioso, onde Entidade e pessoa começam a precisar das ofertas para se comunicarem.

2a4

Com relação as Oferendas, a forma mais correta é que as mesmas seja feitas nos limites dos Terreiros de UMBANDA, ou em algum local destinado para tal fim, sempre com a aceitação e a supervisão dos Médiuns da Casa.

2a14

5.- As práticas religiosas da UMBANDA, devem ser realizadas nos Terreiros, ou seja, nos locais destinados para tal fim, pois o atendimento a domicilio, ou na residência do Médium, pode ser perigoso, pois não existe a firmeza necessária para o descarrêgo das energias negativas oriundas dos atendimentos ou trabalhos lá realizados.

2a3

6.- A roupa utilizada pelos trabalhadores do Terreiro, durante as sessões de UMBANDA, sempre deverá ser branca!

2a17

7.- Nas sessões e trabalhos nos Terreiros de UMBANDA não deverá haver cobrança de qualquer tipo ou a qualquer título, pois os trabalhos executados ou consultas realizadas com as Entidades são gratuitas: são a caridade pela caridade!

2a13

Mediunidade, o ser Médium, não significa apenas entrar para a Corrente em um Terreiro de UMBANDA e dar passagem para a Incorporação. A real caridade é quando a pessoa se coloca a disposição, para dar ao próximo o que deseja a si mesmo!

2a15

E a caridade começa com o próximo mais próximo, ou seja, a família: pai, mãe, esposa, filhos, pois é nessa célula máter da sociedade que o amor ao outro deve ser exercitado em sua plenitude.

2a10

Bem amigos a TRILOGIA INCA, falamos um pouquinho sobre esta maravilhosa forma de praticar a caridade e reverenciar as Energias da Natureza e os Espíritos de Luz, que através de nossa disponibilidade estão trabalhando para o BEM MAIOR!

2a18

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s