ANÚBIS – O DEUS EGÍPCIO COM CABEÇA DE CHACAL

Boa tarde amigos da TRIOGIA INCA, hoje vamos dar um mergulho nas tradições e religiosidade dos Egípcios, principalmente no que se referia ao preparo do corpo para a grande viagem e sua recepção por ANÚBIS – o Deus da Morte.

a'13a'4

ANÚBIS 

Também conhecido como ANUPO pelos Gregos, era o Deus Egípcio dos Mortos e Moribundos, era sempre representado com uma cabeça de Chacal. A menção mais antiga à ANÚBIS está nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, sendo sempre associado com o enterro do Faraó.

a'18

ANÚBIS era o Deus dos Mortos, da Mumificação e do Submundo e também o Guardião dos Túmulos Juiz dos Mortos, e na crença dosEgípcios, se um corpo não era devidamente preparado e mumificado conforme as indicações usuais, seria então devorado pelo Deus Chacal. O ritual de embalsamamento é creditado à  ANÚBIS, bem como sempre foi associado à mumificação, pois os seguidores da antiga religíão Egípcia, acreditavam que o Deus Chacal presidia as seções preparação dos corpos por ser o detentor e guardião de tais técnicas.

a'10

ANÚBIS era filho de OSÍRIS e NÉFTIS, tendo sido criado por ÍSIS, de quem foi acompanhante e guardião. Estava destinado a guardar os Deuses, da mesma forma que os cães guardam os homens.

a'21

ANÚBIS era representado por um Chacal deitado ou ainda por um Homem com Cabeça de Chacal, sendo considerado o Embalsamador Divino e o responsável pelo Julgamento dos Mortos no além-túmulo.

a'17a'1

No ritual do julgamento ANÚBIS introduzia o defunto, que usava uma veste de linho, em uma grande sala onde estavam presentes todos os Deuses, que eram saudados pelo morto. Neste momento, o defunto fazia uma grande declaração em sua defesa, alegando ter vivido dentro dos padrões de retidão e caráter.

a'7

No momento da declaração do morto, ANÚBIS ajoelhava-se diante de uma grande balança colocada no meio do salão e ajustava o fiel com uma as mãos, ao mesmo tempo em que segurava o prato direito com a outra. O coração do finado era colocado num dos pratos e no outro, uma Pena que era o símbolo da Deusa MAAT, Deusa da Verdade, esposa de ANÚBIS. O coração humano era considerado pelos Egípcios como a sede da consciência.

a'5

Neste momento, se a balança perdesse o equilíbrio, e o coração do morto pesasse mais que a Pena da Deusa MAAT, o terrível Monstro AMMUT, o devorador dos mortos, cujo corpo era compsto por partes híbridas de leão, hipopótamo e crocodilo, o comeria.

a'19

Caso o coração do defunto tivesse o mesmo peso da Pena da Deusa Maat, este seria bem-vindo ao além-túmulo, e se houvesse um desvio leve na balança, a alma poderia voltar ao corpo para uma nova vida.

a'15

O papel funerário de ANÚBIS era muito importante para os Egípcios, que acreditavam que o coração do morto era entregue ao Deus Chacal, que realizava todo o cerimonial acima descrito, pesando o órgão na balança, juntamente com a Pena da Deusa MAAT.

a'11

A jornada final do defunto após esta cerimônia era atravessar com ANÚBIS o Rio Nilo para ir ao encontro de OSÍRIS, no mundo dos mortos, para viver a “vida depois da morte”.

a'3

As cidades dedicadas à ANÚBIS eram conhecidas pelo grande  número de múmias e também por cemitérios inteiros de cães.

a'22

Bem amigos da TRILOGIA INCA, eu sempre tive uma predileção especial pela religiosidade Egípcia, seu conteúdo e suas diretrizes. A crença no depois, na vida além do túmulo, legou ao mundo  moderno a base de todas as filosofias e crenças na continuidade da jornada interrompida pela morte física, em um plano energético, mas com as premissas plasmadas na alma imortal!

a'2a'23

Anúncios

Um comentário sobre “ANÚBIS – O DEUS EGÍPCIO COM CABEÇA DE CHACAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s