O PODER DA ORAÇÃO DO SANTO ROSÁRIO

Boa noite amigos da TRILOGIA INCA, vamos falar hoje sobre o PODER DA ORAÇÃO DO SANTO ROSÁRIO, que surgiu aproximadamente no ano 800, à sombra dos Mosteiros., como Saltério dos leigos, que na sua maioria não sabiam ler.

12rosario

Os Monges rezavam os SALMOS (150), e os leigos aprenderam a rezar 150  PAI  NOSSOS, e com o decorrer dos anos, outros 3 Saltério se formaram, com 150 AVE MARIAS, 150 louvores em honra a JESUS e 150 louvores em honra a MARIA.

Com a evolução dos tempos, em 1365, foi feita uma combinação dos 4 Saltérios, com a divisão  das 150 AVE MARIAS em 15 Dezenas, sendo colocado um PAI NOSSO no início de cada uma delas. Posteriormente, no ano de 1500, foi definido que para cada Dezena rezada, haveria uma meditação sobre uma passagem da vida de JESUS ou MARIA, surgindo, então, o ROSÁRIO DE 15 MISTÉRIOS.

a-incenso919rosario

A palavra ROSÁRIO significa COROA DE ROSAS, eis que foi revelado a muitas pessoas, pela VIRGEM MARIA, que toda vez que oram a AVE MARIA, uma rosa é entregue, e toda vez que completam um ROSÁRIO, lhes será entregue uma coroa de rosas.

13rosario16rosario

SANTO ROSÁRIO é considerado a oração perfeita, porque discorre sobre a maravilhosa e poderosa história da salvação da humanidade, eis que com o ROSÁRIO se meditam sobre os Mistérios de Gozo, de Dor e de Glória de JESUS.

2rosario

 

A SIMBOLOGIA DO ROSÁRIO

Pode ser entendido que o próprio ROSÁRIO é um símbolo, pois forma um círculo e sua saída coincide com a chegada. Isso remete às palavras de CRISTO: “saí do PAI  e volto ao PAI.”  (Jo 16, 28).

21rosario

Através da oração nas contas do ROSÁRIO, é feita a meditação sobre a peregrinação do MESTRE JESUS neste mundo, e os fiéis unem-se pelo “fio da fé”!

NO centro do ROSÁRIO temos CRISTO CRUCIFICADO, o que leva o devoto a recordar que sua vida e oração devem ter o centro em CRISTO, em união com a MÃE DE DEUS, MÃE dos homens, MARIA SANTÍSSIMA.

8rosario10rosario

ROSÁRIO é composto de dois elementos: Oração Verbal Oração Mental.

Oração Mental – é a meditação sobre os principais Mistérios ou Episódios da vida, morte e glória de JESUS CRISTO e de sua SANTÍSSIMA MÃE.

Oração Verbal – consiste em recitar quinze dezenas que é o ROSÁRIO completo, ou o mais usual, que é o TERÇO, composto de cinco dezenas da oração AVE MARIA, cada dezena iniciada por um PAI NOSSO, enquanto os devotos  meditam sobre os SANTOS MISTÉRIOS.

9rosario

IGREJA CATÓLICA recebeu o ROSÁRIO em sua forma atual em 1214, através de um Milagre que é relatado em seus ensinamentos, e ocorreu quando a  VIRGEM MARIA apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então, a devoção ao SANTO ROSÁRIO se propagou rapidamente em todo o mundo, com relatos d incríveis e milagrosos resultados no atendimento das preces dos  seus praticante e devotos.

15rosario

AS ORAÇÕES DO ROSARIO

4rosario

CREDO (CREIO).

“Creio em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, JESUS CRISTO, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. e por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E se encarnou pelo ESPÍRITO SANTO, no seio da Virgem MARIA e se fez homem. Também por nós homens, foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu ao Céus, onde está sentado à direita do PAI. De novo há de vir em Sua Glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no ESPÍRITO SANTO, Senhor que dá a vida, e procede do PAI e do FILHO. Com o  PAI e o FILHO é adorado e glorificado: ELE que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Amém.”

PAI NOSSO.

“Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores ( hoje está mudado para: perdoamos a quem nos tem ofendido); e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”

AVE MARIA.

“Ave Maria, cheia de graças, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do Vosso ventre, JESUS. Santa Maria, Mãe de DEUS, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”

GLÓRIA.

“Glória ao PAI, ao FILHO, e ao ESPÍRITO SANTO. Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.”

Ó MEU BOM JESUS (Oração ensinada na Aparição de FÁTIMA em Portugal).

“Ó meu bom JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.”

SALVE RAINHA.

“Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. E, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos JESUS, bendito Fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem MARIA. Rogai por nós, Santa Mãe de DEUS. Para que sejamos dignos das promessas de CRISTO. Amém.”

LEMBRAI-VOS.

“Lembrai-Vos, ó puríssima Virgem MARIA, que nuca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção, implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como a MÃE recorro, de Vós me valho, e gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a Vosso pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó MÃE do FILHO de DEUS humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia de me alcançar o que Vos rogo. Assim seja. Amém.”

18rosario

OS 15 MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO

A forma correta de rezar o SANTO ROSÁRIO, é inciar com o sinal da Cruz; Ato de Contrição; Invocação ao Espírito Santo, colocar as intenções, rezar o Credo, 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e um Glória-ao-Pai; anunciar o Mistério correspondente ao dia da semana, e rezar um  Pai-Nosso e as dez Ave-Marias, que correspondem a cada dezena, até completar os 15 Mistérios. Finalizar com a Salve-Rainha.

MISTÉRIOS GOZOSOS – SEGUNDAS E QUINTAS

1º Mistério Gozoso – Anunciação do Anjo Gabriel à Maria. (São Lucas 1:28)

2º Mistério Gozoso – Visita de Maria à sua prima Isabel (São Lucas 1:41,42)

3º Mistério Gozoso – O Nascimento de Jesus (São Lucas 2:7)

4º Mistério Gozoso – Apresentação do Menino Jesus no Templo (São Lucas 2:22-23)

5º Mistério Gozoso – O Encontro de Jesus no Templo (São Lucas 2:46)

MISTÉRIOS DOLOROSOS – TERÇAS E SEXTAS

1º Mistério Doloroso – Oração de Jesus no Horto das Oliveiras (São Lucas 22:43-44)

2º Mistério Doloroso – A Flagelação de Jesus (São João 19:1)

3º Mistério Doloroso – A Coroação de Espinhos (São Mateus 27:28-29)

4º Mistério Doloroso – Jesus Cristo leva a Cruz (São João 19:17)

5º Mistério Doloroso – A Crucificação e Morte de N.S.J.C. (São Lucas 23:46)

MISTÉRIOS GLORIOSOS – QUARTAS, SÁBADOS E DOMINGOS

1º Mistério Glorioso – A Ressurreição de N.S.J.C. (São Marcos 16:6)

2º Mistério Glorioso – A Ascensão de Jesus Cristo ao Céu (São Marcos 16:19)

3º Mistério Glorioso – A Vinda do Divino Espírito Santo (Ato dos Apóstolos 2:4)

4º Mistério Glorioso – A Assunção da Virgem Maria (Judite 15:10-11)

5º Mistério Glorioso – A Coroação de Maria Santíssima (Apocalipse 12:1)

7rosario5rosario

Para finalizar, amigos da TRILOGIA INCA, eu sempre gosto de colocar uma experiência pessoal que pode ilustrar a postagem que faço. Atualmente pertenço a um grupo que se reúne todas as terças-feiras para rezar o TERÇO, e receber mensagens de NOSSA SENHORA, de uma forma tão maravilhosa que todos os participantes já trouxeram relatos das graças alcançadas.

“Em várias aparições NOSSA SENHORA recomendou a devoção ao ROSÁRIO, mas especialmente em Fátima/Portugal, Ela insistiu que se adotasse essa prática como meio para se obter a conversão do mundo!”

14rosario11rosario

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s