BÚZIOS – O JOGO DOS ORIXÁS

Boa tarde meus amigos da TRILOGIA INCA, vamos hoje entrar no imaginário, no místico, no divinatório, na magia dos BÚZIOS – O JOGO DOS ORIXÁS.

buzios10

BÚZIOS

Como todos os Oráculos, os BÚZIOS tem sua origem em uma civilização antiga, que remonta de tempos pré-egípcios ou talvez até dos Atlantes, onde sua primeira formatação era o chamado Oráculo de Ifá (Opon Ifá ou Opelê Ifá), e era jogado em um tabuleiro, sendo também necessário um bastão de madeira ou marfim e 16 coquinhos de dendê. Só podia ser lido por mulheres, pela tradição, devido à sensibilidade das coisas além da compreensão.

Conta a lenda que a Estrela da Manhã revelou a Orunmilá que todos os segredos e materiais da Criação se encontravam numa concha de caramujo, dentro de um vaso que ficava entre as pernas de Obatalá. Hoje o JOGO DE BÚZIOS pode ser considerado uma variação daqueles Oráculos que se desenvolveram na África.

buzios3

Com a chegada dos escravos no Brasil, a essência feminina dos Oráculos é perdida e até hoje o JOGO DE BÚZIOS é realizado por homens e mulheres, para o aconselhamento Espiritual, guiados sempre pelos ORIXÁS, que respondem precisamente, necessitando apenas de mentalização da pergunta. As próprias Entidades trabalham em conjunto para indicar o o caminho mais correto ao consulente, mas é imprescindível que o Médium ou Babalorixá tenha domínio e afinidade com o Oráculo, mas sem nunca olvidar o “livre arbítrio” dos seres humanos.

Muitas pessoas desconhecem o significado em a função do JOGO DE BÚZIOS e ignoram que os ORIXÁS “falam”  através da interpretação feita Mãe de Santo, sobre as caídas (formas do jogo) dos BÚZIOS. Todo e qualquer trabalho, sejam simpatias ou oferendas, deve ser realizados após a consulta do Oráculo, eis que sem ela não há como avaliar o impacto dos trabalhos no plano Espiritual, causando mais problemas do que os já existentes, à pessoa envolvida.

buizos4

Os trabalhos como Amarração de Amor, Cura de Doenças, Prosperidade Financeira, nunca apresentarão resultados satisfatórios se não for feita previamente a consulta aos BÚZIOS, eis que tais trabalhos, sem a diretriz correta,  estarão utilizando as energias de forma incorreta.

A forma mais usual do JOGO DE BÚZIOS é a da leitura por Odú, que significa pela quantidade de BÚZIOS  “abertos” ou “fechados”, onde o jogador ou o “olhador” fará várias jogadas para obter uma leitura mais completa e detalhada em alguns jogos. Cada queda vai corresponder unicamente a um Odú-Orixá.

buzios2

O objetivo da pessoa que consulta os BÚZIOS é o mesmo de quem consulta um médico: curar seus males, quer físicos ou emocionais, ou apenas fazer uma avaliação de rotina.

Não se deve pensar que em uma uma consulta aos BÚZIOS, através de um Babalorixá experiente, o indivíduo será conhecedor de seu futuro, terá condições de ganhar na loteria e vai conseguir a companhia dos seus sonhos. Como qualquer Oráculo, este jogo lhe trará orientações, cuidados a serem tomados em situações que poderão vir a acontecer, mas semp re tendo presente que o “futuro a DEUS pertence!” 

Um leitor de JOGO DE BÚZIOS tem obrigação de conhecer sobre as características que cada ORIXÁ imprime aos seus “filhos”, e todas as variantes que elas podem ter, como se o “filho” for do sexo masculino ou feminino, e todas as mudanças no jogo que podem ocorrer. Por isso o JOGO DE BÚZIOS deve ser praticado com seriedade e escolhido também com base na seriedade do Babalorixá pelos indivíduos que querem consultar esse tipo de Oráculo.

buizo7

Existe, ainda, a situação do JOGO DE BÚZIOS quando todos os BÚZIOS se “fecham”, nesse caso os ORIXÁS devem ser respeitados. O consulente deve estar “limpo” espiritualmente e nessas condições não há como realizar a leitura. O Jogo fechado representa uma reflexão para o consulente, que deve retomá-lo em outra ocasião.

buzios9

Existem muitos métodos para o JOGO DE BÚZIOS, mas o mais comum consiste no arremesso de um conjunto de 16 BÚZIOS sobre uma mesa previamente preparada, e na análise da configuração que eles adotam ao cair sobre ela. As Divindades ou os ORIXÁS afetam a forma como os BÚZIOS se espalham sobre a mesa, dando assim as respostas às dúvidas que lhe são colocadas.

buzios8

Durante o JOGO DE BÚZIOS são feitas consultas clássicas para saber os ORIXÁS e Entidades que acompanham o consulente, neste caso pode ser encontrado o ORIXÁ que rege sua cabeça (eledá) e os ORIXÁS que acompanham (ajuntó), bem como a a indicação das Entidades Exú Pombagira.  Depois de feitas as perguntas de costume, como saúde, trabalho e família, são averiguados se existem trabalhos espirituais feitos contra o consulente e como seria buscada a solução através dos BÚZIOS.

buizo6

Finalizando, os trabalhos espirituais que foram indicados no JOGO DE BÚZIOS, devem ser realizados para que as pendências espirituais não fechem os caminhos da pessoa que consultou o Oráculo.

Portanto, amigos da TRILOGIA INCA, podemos entender que este Oráculo nos leva ao contato energético com os  ORIXÁS, através do JOGO DE BÚZIOS e dos Babalorixás que se dedicam a este trabalho Mediúnico.

buzios1buzios11

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s