WiICCA – A RELIGIÃO DA DEUSA – SEGUNDA PARTE

Bom dia amigos da TRILOGIA INCA, hoje vamos terminar esse assunto eletrizante que é BRUXARIA! Quem de nós não é um pouco BRUXINHO em algumas ocasiões? Vamos seguir a finalização desse post para entendermos o que significa WICCA nos dias atuais.

bruxos4

WICCA – TEOLOGIA

A grande maioria dos WICCANOS veneram tanto um Deus como uma Deusa. Gardner em seus ensinamentos e codificações pregava que o Deus Cornífero é associado à morte, caça e magia, reinando um paraíso pós-mundo, o Summerland.

Deusa Mãe, entendida ao mesmo tempo como a Virgem Eterna e a Feiticeira Primordial, é relacionada ao amor pela vida, à regeneração e ao renascimento das almas dos mortos. Mas podem ser encontrados conceitos monoteístas dentro da BRUXARIA, onde existe um só Deus, ou apenas um Ser sem gênero, como na Church and School of WICCA.

bruxos8

VIDA APÓS A MORTE

Nos rituais WICCANOS vamos encontrar dados das Lendas de Ishtar, Virgem-Mãe da Babilônia, também conhecida como Astarte Cibele, também como Deméter, Ceres romana. Essas lendas são interpretadas como um símbolo da continuidade da morte e ressurreição.

Os WICCANOS acreditam na reencarnação na sua grande maioria, mas existem correntes que interpretam de formas diversas os processos reencarnatórios: uns acreditam que a cadeia da evolução ocorre sempre nas mesmas espécies e outros entendem que a reencarnação da alma ocorre em espécies distintas.

Mas a máxima do WICCANOS é a seguinte: “uma vez BRUXO, sempre BRUXO!” Traduzindo, quer dizer que eles se consideram reencarnações de BRUXAS do passado.

Para os que acreditam na reencarnação, as almas vivem entre o Outro Mundo e a Terra de Verão, ou o Êxtase da Deusa, segundo Gardner. Os WICCANOS acreditam ser possível a comunicação com os espíritos que vivem non Outro Mundo, através da mediunidade ou do Tabuleiro Oija, principalmente durante o Sabbat de Samhain.  Mas essa crença sofreu muita influência do Espiritismo, muito popular quando do aparecimento da WICCA.

Mas o objetivo de vida dos WICCANOS não é a crença nos processos reencarnatórios, e sim, o fazer melhor na vida presente que garantirá uma vida benéfica dentro do processo e vice-e-versa, sendo o foco a concentração no presente.

Com relação à moralidade os WICCANOS praticam a máxima: “sem ninguém prejudicar, faze o que tu queres!” Eles acreditam na Lei Tríplice, que preceitua que qualquer ação malévola ou benéfica retornará ao autor três vezes mais forte, ou com  igual força a nível do corpo, da mente e do espírito.

Os WICCANOS cultivam um conjunto de 8 Virtudes, que estão mencionadas no livro de Doreen Valiente, “A Carga da Deusa”, e que são: alegria, reverência, honra, humildade, força, beleza, poder e compaixão. 

bruxos5

OS CINCO ELEMENTOS

Os quatro elementos Ar, Fogo, Água Terra, são acrescidos de um quinto elemento, o Éter, ou Espírito, que une todos os quatro elementos.

Esses Cinco Elementos são representados por cada ponta do Pentagrama, onde o Éter, como o símbolo mais utilizado da  WICCA, ocupa o ponto mais alto. Cada elemento possui uma ferramenta exclusiva nos rituais, sendo a Varinha para o Ar; o Athame para o Fogo; Cálice para a Água; Pentáculo para a Terra e o Círculo Mágico, ou o Caldeirão Mágico para o Éter-Espírito.   

bruxos6

PRÁTICAS E RITUAIS

As Práticas e os Rituais são o foco principal da WICCA. Atualmente, embora muitos WICCANOS sejam céticos quanto à existência dos Deuses, eles continuam envolvidos com BRUXARIA em função da experiência com seus Rituais, eis que a definem como uma Religião mais ritualística e não teológica. O Ofício é um lugar onde os sonhos, a arte visionária, a música, a beleza, a pompa, a dança se encaixam.

bruxos11

Existem muitos Rituais na WICCA que são usados para celebrar os Sabbats, adorar Divindades ou fazer Feitiçaria. São geralmente praticados na Lua Cheia ou Lua Nova, a Esbat. Círculo Mágico serve para que os BRUXOS Solitários ou o Coven se reúnam dentro dele.

bruxos10

Nesse Ritual pode ocorrer a evocação dos “Guardiões” dos Pontos Cardeais, com seus elementos ao lado: Ar, Fogo, Água, Terra. Esses Rituais incluem as ferramentas mágicas: uma faca chamada Athame, uma Varinha, um Pentagrama, um Cálice, às vezes um Cabo de Vassoura, um Caldeirão Mágico, Velas, Incensos e uma lâmina curva chamada Boline.

bruxos9

Com todos os elementos e o Altar reunidos e dentro do Círculo Mágico, os partícipes do Ritual se preparam para adentrar no mesmo, banhando-se, e depois de terminado o trabalho, agradecem aos Deuses, e o Círculo é fechado.  O Círculo Mágico é de suma importância para a Magia e é considerado um lugar de reunião, de amor, de alegria, de verdade. Na WICCA é um escudo contra o mal e serve para preservar e conter o poder mágico.

bruxos3

Os elementos para traçar o Círculo Mágico são o giz, o carvão ou, ainda, pode ser traçado simbolicamente com a Varinha no chão. Pode conter figuras que correspondem ao quadrado, ao triângulo, ao hexágono, ao pentágono. Em grandes Círculos MAGO pode colocar nomes das Entidades que serão invocadas, mas nos Círculos menores apenas serão colocados os Pontos Cardeais e figuras da Cabala. MAGO permanece dentro do Círculo Mágico até o final do trabalho atuando geralmente com as costas voltadas para o Oriente.

bruxo15

Pode ocorrer nesses Rituais a invocação sexual como aumento de energia simbolicamente ou explicitamente, onde o  Grande Rito é praticado pelo Alto Sacerdote e a Alta Sacerdotisa, que invocam o Deus e a Deusa, que se apossam deles antes do ato sexual, amentando a energia mágica da FEITIÇARIA. Em outros casos, a relação sexual é feita simbolicamente usando o Athame como o falo do Deus, e o Cálice como a vulva da Deusa.

bruxos12bruxos13bruxo16

Os WICCANOS celebram diversos festivais sazonais do ano, que são conhecidos como Sabbats, e tais reuniões são conhecidas como Roda do Ano, festejando as estações anuais e suas colheitas.

– RITUAIS DE PASSAGEM – dentro da WICCA existem vários, mas o mais importante é sem dúvida o Ritual de Iniciação onde o indivíduo se junta à Craft e se torna um WICCANO. Existem três níveis nesta iniciação: no primeiro o postulante comparece a um RITUAL, utilizando as ferramentas acima descritas e onde se nomeia, recebendo seu Craft Name, ou seja, seu nome na BRUXARIA; no segundo nível o iniciado é capaz de iniciar outros no Ofício, ou fundar seus próprios Covens semi-autônomos. O terceiro grau é o mais alto e evolve a participação no Grande Rito, seja real ou simbólico, assim como o RITUAL de Flagelação. Feito isso, o iniciado está apto para formar Covens autônomos.

bruxos2

Outra cerimônia é o Handfasting, que significa o casamento dos WICCANOS. Na cerimônia de casamento a promessa dos nubentes é “por quanto tempo durar o amor!” O primeiro casamento WICCANO ocorreu em 1960 entre o BRUXO Frederic Lamond e sua primeira esposa Gillian.

bruso16

Outro RITUAL que abrange as crianças criadas por famílias WICCANAS, é o Wiccaning, a cerimônia que corresponde ao que seria o Batizado Cristão, mas dentro do livre arbítrio pregado nestas comunidades, a criança não deve ser obrigada a seguir a WICCA,  apenas pela vontade dos adultos, mas sim se para tal de dispuser.

bruxos14

Poderíamos continuar postando muito mais elementos que fazem parte da realidade dos adeptos da WICCA, e poderemos tornar a fazê-lo caso haja manifestações de interesse por parte dos amigos da TRILOGIA INCA, pois nesta segunda parte inserimos a estrutura dos  ensinamentos e RITUAIS WICCANOS.

bruxos7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s