ESCOLA CUZQUENHA

Boa noite amigos da TRILOGIA INCA, hoje vamos falar sobre uma arte muito peculiar do PERU, mais especificamente de Cusco,  as famosas pinturas conhecidas como CUZQUENHOS.

aa17

CUZQUENHOS

Com a conquista pelos Espanhóis do Alto CUZCO, região hoje conhecida como PERU, BOLIVIA CHILE, em 1534, tem início uma profunda transformação na história política do GRANDE IMPÉRIO INCA, e também na cultura, na fé e na arte.

aa12

Surge então a PINTURA CUZQUENHA como um tipo de Arte Eclesiástica tendo como finalidade a didática, cultura e catequese, vez que os colonizadores espanhóis, além da apropriação das riquezas do GRANDE IMPÉRIO INCA, partem para a conversão das almas pagãs à Religião Católica, imposta pela Coroa da Espanha.

aa14

Sendo a imagem bem mais impactante que a palavra, o único meio bastante eficaz e rápido de transmitir o Catolicismo aos habitantes locais, que falavam vários dialetos bem diferentes, foram os quadros, os CUZQUENHOS.

aa8

Apostando na  evangelização da cultura INCAICA, Espanha enviou um grupo de religiosos artistas, para a criação de obras doutrinárias, formando escolas de pintores índios ou mestiços, com o ensino da arte européia adaptada ao objetivo da catequese.

aa6

Estes artistas religiosos ensinaram a arte nos mais variados segumentos, como desenho, escultura, pintura a óleo sobre tela, pintura a óleo sobre chapa de metal.

aa16

O termo CUZQUENHO não se limita apenas à cidade de CUSCO, e poucos historiadores reconhecem o termo ALTO CUZCO, por desconhecerem com exatidão quais eram exatamente os seus limites.

aa9

Originariamente estas pinturas coloniais hispano-latino americanas foram produzidas igualmente em outros paises Andinos, como BOLIVIA, EQUADOR CHILE, entre os séculos XVI a XIX. O motivo da generalização da denominação foi por ser a cidade de CUSCO, no PERU, a capital e o centro do GRANDE IMPÉRIO INCA.

aa5

A ESCOLA DE CUZCO  é considerada como a primeira expressão pictórica organizada do então chamado Novo Mundo, com temas religiosos, históricos e culturais.

aa4

Não há como colocar a pintura CUZQUENHA como processos criativos semelhantes a produção européia da primeira metade do século XV, com  as cenas bíblicas da tradição católica como Glorificação de JESUS, Virgem Maria, Santos, Juízo Final, e  as alegorias do Paraíso e do Inferno.

aa2

Os CUZQUENHOS seguem uma perspectiva muito particular, preferindo o vermelho, o amarelo, o azul e as cores terrosas. Também é muito comum a aplicação de pó de ouro, misturado com a tinta, para dar destaque a alguns detalhes.

aa13

A obra CUZQUENHA apresenta cores vivas, imagens distorcidas para dar maior dramaticidade às cenas, sobre um fundo ilustrado com simbólicos elementos da fauna e da flora comum aos Andes. Tudo isso adornado com Anjos, Serafins, Arcanjos, Querubins, de aparência e expressões latinas.

aa3

A maioria dessas maravilhosas obras CUSQUENHAS são de autores ignorados, pois segundo a tradição dos povos pré-colombianos, a arte era essencialmente comunitária e ritualística.

aa7

Portanto amigos da TRILOGIA INCA, essas maravihosas obras de arte, essas pinturas CUZQUENHAS, são encontradas nos Museus, nas Praças de Artesanias, e podem ser adquiridas com  molduras ou sem elas, a preços que variam de acordo com o tamanho, qualidade da pintura e acabamento.

aa1

Como sempre eu coloco as minhas experiências com o tema postado. Eu possuo um CUZQUENHO há mais de 35 anos, que adquiri em uma tradicional Loja de Decoração em Belo Horizonte, Minas Gerais. O quadro é a famosa Madona do Leite, Virgem Maria amamentando JESUS MENINO. Já naquela época minha conexão com esse mundo mágico e místico era muito forte. Vamos conhecer essas maravilhas? Espero vocês em CUSCO!

aa11

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s